Avançar para o conteúdo principal

Feliz dia da CRIANÇA !!!!!

Primeiro pensei em colocar uma imagem de uma pessoa adulta aos pulos...em representação da criança que ainda existe em muitos de nós( que já não a somos fisicamente), era como que um relembrar com saudade aqueles tempos de miúda onde este era um daqueles dias do ano que vivia intensamente, que sentia como meu, no qual sentia que tinha o direito a tudo o que eu queria .. . sabia que neste dia a minha mãe me iria dar uns miminhos extra ( o saco cheio de gomas, as prendas da barbie...) e que eu iria celebrar com imensas crianças o NOSSO DIA !!! Actualmente se não vir as noticias, facilmente me esqueço deste dia... há outras coisas mais importantes em que pensar ( frequências da faculdade por exemplo)....No entanto enquanto procurava imagens encontrei esta...que me fez parar, pensar e abandonar a alegria para me deixar levar por um sentimento de tristeza, por me deixar dominar por uma vontade imensa de fazer algo para mudar a triste realidade do mundo...Como se pode celebrar O dia da criança  quando ao longo dos 365 dias do ano milhões de crianças morrem, sofrem, choram, ignoram o que é ter sequer um dia digno de uma criança...quando para elas todos os dias são dias que nem um adulto da dita sociedade evoluída, cosmopolita, desenvolvida suportaria....Como podemos ouvir e esquecer as noticias alarmantes do total desrespeito pelos direitos fundamentais, básicos, inalienáveis das crianças.... o direito à vida com qualidade, o direito à educação, o direito a ter uma casa , o direito de brincar, o direito de sorrir, o direito de SER FELIZ... O que é a crise na Europa , quando no Natal todos se preocupam com uma busca consumista de presentes ? O que é o meu exame de amanhã , que me deixa nervosa , a comparar com a negação( a tantos que anseiam por aprender) dos conhecimentos básicos , que fazem num restrito mundo, parte da escolaridade obrigatória? Terei eu o direito de ser feliz, de viver a minha vida cheia de stress e preocupações voltadas para o meu pequeno mundo, procurar a minha felicidade ...se ao mesmo tempo não fizer algo para mudar o panorama a nível mundial ? Poderei eu chamar- me de cidadã do mundo sem dar algum contributo para que ele seja efectivamente melhor a nível global ? Serei eu uma pessoa realizada se não me envolver em causas, verdadeiras causas sociais, se não contribuir com o meu esforço, o meu trabalho, o meu suor para a felicidade , não só minha , mas também dos outros , e principalmente das crianças? NÃO!  A minha felicidade, a minha dignidade, o exercício dos meus direitos  está intimamente ligado com o altruismo, o meu maior desejo é deixar uma marca no mundo, talvez mais do que uma ... e essa marca pode passar simplesmente por trazer um sorriso a uma criança , desconhecida, distante... mas que também tem direito a ser feliz e a celebrar não apenas um dia da criança ....mas TODOS os dias da criança que é e que tem direito a ser ...aqui fica um compromisso para a vida , o qual já vou tentando concretizar pouco a pouco .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Para ser grande, sê inteiro: nada Para ser grande, sê inteiro: nada         Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és         No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda         Brilha, porque alta vive. RR(FP)

Phenomenal woman

It's the fire in my eyes /  And the flash of my teeth /  The swing in my waist /  And the joy in my feet. /  I'm a woman / Phenomenally. /  Phenomenal woman / That's me.              Maya Angelou, from " Phenomenal Woman "

HOMOERASMUS

Agora sim , agora sim posso dizer que foi tudo maravilhoso! Agora sim , posso dizer que correu TUDO MUITO BEM ! A seis dias do final da minha aventura Erasmus, posso dizer que amei cada momento, mesmo aqueles em que chorei, estive nervosa, estive triste ou melancólica ...mesmo esses valeram muito a pena, porque me fizeram crescer, crescer e crescer! E apesar de todas as dificuldades...Venci ! Venci todas as barreiras desde a língua até ao frio... venci tudo! Fiz excelentes amizades, passei momentos inesquecíveis e agora sei realmente quem sou : eu sou um conjunto inacabado e em construção; um conjunto daquilo que fui, sou e ainda serei; um conjunto formado pela minha essência e pela influência que o espaço e pessoas que me rodeiam têm sobre mim ...um conjunto de sonhos, conquistas e desejos alcançados e ainda a alcançar! Sou MUITO  feliz e este período de 4 meses e pouco serviu para que tivesse ainda mais certezas disso! Obrigada a todos os que contribuem para a minha felicidade! YES